Como divulgar seu negócio

como-divulgar-seu-negocio.jpgComo um pequeno empreendimento pode crescer? Como atrair novos clientes e aumentar as vendas? A divulgação é ponto primordial para o empreendimento que deseja crescer e conquistar novos mercados. A escolha da marca e as formas de divulgação podem ser responsáveis por esse avanço. Quem deseja divulgar seu negócio e não sabe como ou através de quais meios realizar essa atividade, pode aproveitar as dicas que separamos para ajudar nessa empreitada.

Construindo uma marca

Existem muitas formas de divulgar seu negócio, produto ou serviço. O ideal é escolher a estratégia certa, que cabe no orçamento da sua empresa.

O principal motivo para divulgar seu negócio é desenvolver uma boa imagem junto aos seus clientes. A divulgação contribui para que a empresa se torne visível. Ter um plano de comunicação, antes de divulgar, é o primeiro passo para prosseguir com esse objetivo.

Antes de divulgar a sua empresa é importante que ela tenha um logotipo, ou seja, uma figura gráfica que represente o nome da marca, que pode ser representando também por letras, palavras ou símbolos.

Algumas organizações se tornam mais conhecidas através do logotipo e ,com isso, o cliente associa um negócio através da marca. É o caso de empresas famosas, como Carrefour, Bradesco, Mcdonalds, entre outras. A marca tem o poder de se fixar na mente do cliente. Ao criar o logotipo, escolha um símbolo que seja fácil de aplicar, estampar ou colocar em brindes ou uniformes.

Dicas para divulgar seu negócio

A divulgação dos negócios traz inúmeros benefícios para o empreendedor, ajuda a aumentar as vendas, contribui para conquistar novos clientes, fortalece a marca, aumenta o lucro e favorece o lançamento de novos produtos.

Antes de fazer a divulgação, defina alguns pontos e objetivos importantes da comunicação.

  1. Para o cliente conhecer seu produto ou serviço, divulgue os atrativos finais;
  2. Para que o cliente tenha convicção sobre o seu produto, reforce os pontos importantes e esclareça dúvidas que podem surgir.
  3. Para que o consumidor dê preferência para seu negócio, use o diferencial de seus produtos ou serviços como motivação.

Antes de inaugurar um novo empreendimento é aconselhável que seja feita uma divulgação. Para divulgar seu negócio, inicialmente podem ser utilizadas faixas com dizeres sobre o empreendimento, dessa forma, o consumidor já começa a ter consciência dos produtos ou serviços oferecidos.

Em seguida, o empreendedor pode divulgar seu negócio através de eventos simples, como feiras ou através de entrega de panfletos.  O importante é chamar a atenção do consumidor. A internet também traz inúmeras possibilidades, como a utilização de redes sociais, e é uma alternativa cada vez utilizada por aqueles que desejam divulgar seu negócio.

Promoções ou amostras grátis também atraem a atenção do cliente e são alternativas muito utilizadas.

Ao divulgar seu negócio, nunca coloque informações demais em um único material, pois poderá confundir ou desmotivar o cliente!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*