Como atrair investidores para seu negócio

como-atrair-investidores-negocio.jpgAtrair investidores e conquistar capital para crescimento é sempre um desafio na vida corporativa. Então, como um empreendedor pode conseguir um bom investimento no mercado? Quais são os caminhos?

Como atrair investidores: buscando capital

Se você deseja que sua empresa cresça, é bom atrair investidores. Para isso, ter um plano de negócios é o primeiro passo.

Todo empreendedor deve partir do princípio que ele é um negociador e um vendedor de mercado. Vender uma participação minoritária da sua ideia é uma forma de atrair investidores e manter o controle da empresa e minimizar os riscos pessoais e financeiros.

Existem diferentes fontes de capital disponíveis no mercado. Uma venda bem sucedida de participação minoritária pode dar ao empreendimento o impulso que ele precisa para crescer e atrair bons investidores.

Uma opção saudável para o empreendedor é buscar diversificar a sua riqueza pessoal. Participar de investimentos de longo prazo, diversificados, pode ser mais rentável para você e para sua família.  Para isso, é comum que alguns empreendedores vendam uma parte da empresa para reinvestir o dinheiro que entrou.

Os objetivos pessoais e financeiros do proprietário devem estar claros, antes de decidir vender uma participação da empresa. Se o objetivo for manter o controle e permanecer ativo, então venda uma participação minoritária. Leve sempre em conta qual é a quantidade de dinheiro que você gostaria de levar, considerando razões pessoais e profissionais.

Vender ou não a empresa?

Um dos motivos para vender a empresa é a aposentadoria. Nesse caso, analise se é viável vender a empresa como um todo ou apenas parte dela. Esse é o tipo de negócio que permite angariar maior valor e aliviar você da gestão e responsabilidade da organização.

Fazer uma boa pesquisa antes de decidir expandir seus negócios e mercado, uma vez que será preciso adequar-se os novos mercados com a tecnologia já existente, mão de obra e capital de giro investido na empresa.

Muitas vezes o valor de um empreendimento pode atrair investidores. No entanto, esse valor é ditado pelo valor que os investidores estão dispostos a pagar. O inventário disponível pode ajudar, assim como os planos de negócios e crescimento. As transações só devem ser realizadas mediante a clareza dos objetivos.

Aqui no Brasil é possível conseguir alguns investimentos e empréstimos com juros pequenos, dependendo do tamanho da organização e do valor necessário. Antes de fazer um empréstimo, faça uma pesquisa de mercado entre todas as instituições financeiras, levando em consideração o prazo para pagamento e, principalmente, os juros que estão embutido nesse processo.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*