Como ampliar sua rede de contatos

como-apmliar-rede-de-contatos.jpgEncontrar um emprego não é tarefa fácil, é preciso foco e persistência para conseguir um bom resultado.  Candidatos que conhecem o seu perfil tem maiores chances de conseguir um emprego rápido. Ampliar sua rede de contatos é fundamental para favorecer essa busca!

Como iniciar a busca pelo emprego

Antes de iniciar a sua busca incessante por um emprego, seja o primeiro emprego, uma nova oportunidade ou a mudança de carreira, é importante definir quais são as propostas de valor que fazem a diferença em sua vida:

  • Estabeleça uma meta, é o alvo que vai contribuir para a eficiência da busca.
  • Descubra em qual segmento deseja atuar.
  • Reflita sobre quais são os benefícios que você busca.
  • Defina qual a pretensão salarial que está disposto a aceitar.
  • Identifique seus pontos fortes, dessa forma você irá descobrir também suas limitações e o que precisa fazer para aprimorar e buscar novos conhecimentos.
  • Estabeleça uma relação entre seus pontos fortes e a posição que almeja conquistar.
  • Prepare provas e histórias de sucesso para contar durante a entrevista de emprego.

Esse é o primeiro passo para quem busca um emprego e o próximo é definir fontes e fazer uso de todas as ferramentas possíveis para conquistar a tão sonhada oportunidade. As oportunidades atraentes não vão aparecer na sua porta, é preciso ir atrás… e essa é a parte mais difícil.

Buscando oportunidades: relevância da sua rede de contatos

Utilize todos os sites e veículos de divulgação de vagas, como grupos, portais corporativos, redes sociais, jornais, enfim, o máximo de veículos que conseguir acompanhar. Faça seu cadastro com cuidado, preenchendo todos os campos solicitados, colocando o seu objetivo de forma clara e acompanhe. Alguns sites costumam atualizar diariamente as ofertas de vagas, por isso é preciso entrar e acompanhar.

Entre todas as fontes existentes, uma das mais importantes e considerada a melhor no mercado atual é sem dúvida o Networking. Muitas empresas preferem empregar um conhecido, buscando maior segurança para empresa. Outro motivo é que, através da rede de contatos, é muito mais rápida a recolocação de profissionais no mercado.

Amplie a sua rede de contatos e mantenha-a funcionando.  Quem limita os contatos, dificulta o uso da rede. A divulgação e ampliação é o caminho mais confiável para ter bons resultados.

É preciso empenho e organização para conseguir ampliar sua rede de contatos:

  1. Organize a sua rede, para saber quantos contatos você possui, considere ex-colegas de faculdade, emprego, instituições ou qualquer pessoa que tenha estabelecido negócios.
  2. Inclua dados dos contatos, tente se lembrar de quem ficou fora da sua rede e inclua novas pessoas diariamente.
  3. Faça contato com as pessoas, não apenas para questionar sobre empregos, mas para discutir sobre oportunidades de aprendizagem e demonstrar disponibilidade.
  4. Demonstre gentileza e atenção com seus contatos, sempre agradeça a atenção recebida, através de e-mail ou telefonema.
  5. Faça uma manutenção de registros, acompanhando os e-mails e contatos realizados.
  6. Reveja sua abordagem e avalie o progresso alcançado.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*