Como agradecer os clientes e parceiros no final do ano

como-agradecer-os-clientes.jpgÉ essencial agradecer os clientes pela colaboração e parceria durante o ano que está encerrando. Algumas organizações já tem esse tipo de atitude enraizada em sua política corporativa, mas se a sua ainda não tem, aproveite algumas ideias para conseguir demonstrar todo o reconhecimento e estreitar mais o relacionamento!

Motivos para agradecer os clientes

É comum que alguns clientes em especial representem algo muito importante para uma determinada empresa, principalmente pela rentabilidade que eles trazem. E esses clientes merecem ser reconhecidos e mimados, afinal, sem eles a sua empresa não existiria.

Alguns clientes podem ter contato entre si, por isso faça algo que priorize os principais clientes e de preferência os mais importantes. Não espere reconhecimento de imediato ou receber nada em troca, agradecer os clientes deve ser parte da política da sua empresa. Acredite que isso pode ser um diferencial na forma de tratar seus clientes.

A maioria das empresas deve começar a temporada de férias nos próximos dias, que antecedem as festas natalinas. Mas ainda dá tempo! Aproveite para elaborar uma ideia que agrade seus parceiros de negócios. Mas o que os clientes gostariam de receber como presente? Como agradar de fato nossos parceiros de negócios?

Dicas de presentes para clientes

Ao agradecer os clientes, ofereça algo bom, que realmente faça ele se sentir melhor e que ele perceba o quanto é importante:

  1. Ao invés de oferecer apenas uma champanhe ou um panetone, considere fazer uma obra de caridade e inserir o nome do seu cliente junto. Mas claro, consulte-o, pois nem todos gostam de ter seu nome atrelado a algo sem ser avisado.
  2. Faça algo divertido, uma festa de final de ano com uma estratégia diferente, voltada apenas para os clientes, com a possibilidade de se tornar um evento marcante.
  3. Ou ainda, envie cartões personalizados. Esses cartões são sempre uma opção muito eficaz para as empresas que estão sem tempo de pensar em algo melhor e, principalmente, para as empresas que estão sem orçamento para cobrir custos. Nesse caso, é possível até fazer uso de cartões impressos ou online.
  4. Se optar por fazer os cartões, eles devem ser personalizados, incluindo uma imagem do escritório e coloque anotações manuscritas dos profissionais que lidam diretamente com esse cliente, algo realmente individual.
  5. Outra forma de agradar aos clientes é oferecendo um desconto diferenciado nessa época, para demonstrar o quanto você valoriza essa parceria. Um desconto diferenciado é uma forma de incentivar as vendas e elevar a moral junto com seus clientes.

As empresas que utilizam as mídias sociais, podem aproveitar para agradecer os clientes publicamente nesse período e demonstrar o quanto a empresa aprecia essa parceria.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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