Clima Organizacional: equipe tradicional x alto desempenho

clima-organizacional-equipe.jpgReunir pessoas com foco na realização de objetivos é uma tarefa cansativa, porém vital para o sucesso de um projeto. Onde existe um grupo de pessoas é preciso ter jogo de cintura para manter o clima organizacional saudável, através de uma interação funcional. A sintonia e a interação da equipe devem ser construídas diariamente, através de metas, responsabilidades e aproveitamento das habilidades individuais.

Diferença entre equipes e clima organizacional

O sonho de toda empresa, e da maioria dos líderes, é ter uma equipe de alto desempenho, onde a conquista de metas possa ser duplicada, produzindo mais em menos tempo, com um clima organizacional saudável. Porém, alguns gestores desconhecem as principais características e necessidades que é preciso suprir para conseguir manter uma equipe de alto desempenho dentro de um padrão diferenciado.

Em uma equipe tradicional o aprendizado não é recompensado e, geralmente, os profissionais apresentam algumas dificuldades em contribuir para modificar o produto ou serviço final, evitando resolver qualquer tipo de problema que possa surgir. Já na equipe de alto desempenho, acontece o inverso, é necessário valorizar o aprendizado, assim como disponibilizar acesso para que os profissionais consigam resolver problemas e contribuir para a qualidade do clima organizacional e do produto ou serviço final.

As atribuições de tarefas, em uma equipe tradicional, são realizadas com o aval do gerente ou líder do projeto. Ele vai designar quais os procedimentos e papéis de cada um. Já em uma equipe de alto desempenho, os próprios funcionários vão distribuir e decidir quais os melhores procedimentos e como executar essas tarefas.

Outro detalhe fundamental é observar como acontece a  interação da equipe com as demais áreas envolvidas no projeto, ou com o cliente externo. Nas equipes tradicionais, os profissionais não conseguem enxergar os demais envolvidos no projeto como clientes, enquanto  na equipe de alto desempenho existe uma busca constante pela satisfação de todos os envolvidos. Para manter um bom clima organizacional, incentive o respeito entre os profissionais, mediante a valorização das características individuais.

A hierarquia é realmente importante?

Podemos observar que a estrutura organizacional também apresenta diferenças nítidas entre os tipos de equipe. Na equipe tradicional é comum existir diferentes níveis de gerenciamento e barreiras entre líderes e subordinados, o que não acontece em uma equipe de alto desempenho, pois a organização tende a ser horizontalizada, promovendo maior interação e  facilitando o desenvolvimento do trabalho.

Quando os profissionais apresentam maturidade e um grau de satisfação acima da média, fica fácil construir uma equipe onde a hierarquia não precisa ser mantida ou enfatizada, pois haverá respeito mútuo entre todos os envolvidos e o trabalho irá fluir melhor dessa maneira, além de favorecer o clima organizacional

A limitação da hierarquia nas equipes de alto desempenho costuma ser uma característica comum, pois todos assumem as mesmas responsabilidades, que em outras equipes caberiam apenas aos líderes e gerentes. Essa independência é benéfica ao clima organizacional, facilita o desenvolvimento do trabalho e a elaboração de novas metas, onde os profissionais envolvidos estão sempre em busca de superar expectativas.

Antes de definir de fato qual tipo de equipe você quer manter em sua empresa, veja se possui todas as ferramentas essenciais para definir entre a tradicional e a de alto desempenho. Conhecer a equipe de trabalho, o perfil dos  profissionais, suas motivações, além de manter um canal de comunicação aberto, é fundamental para identificar a sua equipe, designar as funções, facilitando a interação destes profissionais com a política, valores corporativos e objetivos a serem alcançados e, assim, promover um clima organizacional saudável!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*