Ciclo de vida de uma empresa: cada fase, um desafio!

ciclo-de-vida-empresa.jpgO sucesso de um negócio, seja ele pequeno ou não, depende da superação dos desafios impostos por cada fase do ciclo de vida de uma empresa. O empreendedor que conhece esses desafios, consegue identificar os principais problemas a serem superados, importantes para o desenvolvimento, e definir estratégias coerentes com os objetivos, mantendo a empresa competitiva no mercado.

Ciclo de vida e desafios

O ciclo de vida empresarial é semelhante ao humano, a empresa, nasce, cresce e se desenvolve, vivenciando crises e desafios até alcançar a maturidade, que vai depender da postura e estratégia colocadas em práticas.

  1. Fase inicial: A primeira etapa do ciclo de vida de uma empresa é o planejamento da abertura do empreendimento. Nessa etapa, alguns cuidados são essenciais, pois o empreendedor está criando o alicerce, a base da empresa. Existe uma relação entre o tamanho e a idade: o tamanho refere-se ao crescimento da atividade empresarial e a idade ao tempo de vida. A evolução vai depender desses dois fatores. O maior desafio dessa etapa é elaborar o plano de negócios, que deve ser detalhado, para permitir que exista uma visão realista da empresa. Observe os valores e todos os materiais e equipamentos necessários.
  2. Fase de sobrevivência: Essa etapa do ciclo de vida inclui os primeiros anos de vida da empresa. Nela, o empreendedor deve focar em ocupar espaço no mercado e alcançar estabilidade.  A empresa deve ter processos estabelecidos, para que seja possível ter um controle diário, principalmente financeiro, tornando o sistema organizacional sólido.  O maior desafio dessa etapa é alcançar os resultados financeiros esperados, por isso, não abra mão dos controles, como fluxo de caixa, vendas e estoque.
  3. Fase de expansão:  Após alcançar estabilidade, é importante tomar novas decisões para expandir a empresa. Reorganizar os processos é de extrema importância para dar suporte a essa nova etapa do ciclo de vida da empresa, que deve incluir novas tecnologias e a conquista de novos mercados. O grande desafio é a tomada de decisão. O empreendedor deve tomar decisões que contribuam para o crescimento da empresa.
  4. Fase de maturidade: A empresa, com o tempo, deve atingir uma consolidação, o que dá ao empreendedor calma para realizar novos planejamentos e organizar o futuro da organização. O maior desafio do empreendedor nessa fase é manter a sua empresa competitiva e atraente no mercado. É preciso inovar e oferecer sempre soluções criativas para atrair e manter seus clientes.

Todo empreendedor deve estar ciente que crises e desafios vão sempre existir. A melhor postura é encarar essas situações como uma oportunidade de crescimento. Defina o seu planejamento e elabore estratégias que sirvam de base para manter a competitividade no mercado!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*