Dicas de carreira para um jovem candidato

carreira-jovem-candidato.jpgAs mudanças que ocorrem em vários contextos, como a tecnologia, a economia, a política e o conhecimento, transformam a sociedade e a maneira como as organizações enxergam os candidatos. O jovem candidato deve compreender essas mudanças para ter uma postura que seja benéfica na construção de uma carreira brilhante.

Postura ideal para o jovem candidato

São várias as características que podem ajudar um candidato a passar em uma entrevista de emprego e tudo vai depender da posição e características da organização.

Ao ser chamado para uma entrevista de emprego, faça uma pesquisa sobre o perfil da empresa, conheça o seu posicionamento e até mesmo os pontos de vista dos profissionais que lá atuam.

O jovem candidato deve demonstrar características que sejam compatíveis com a organização e, claro, que sejam reais em seu perfil. Forçar ou dizer que tem qualidades que não existem pode ser uma armadilha, prejudicando a sua imagem futuramente, pois ao dizer que tem determinada característica o gestor vai esperar que sua conduta esteja de acordo com o que foi dito na entrevista e isso pode ser decisivo para manter o profissional após o período de experiência.

Veja algumas características consideradas positivas para os jovens candidatos nas entrevistas de emprego:

  • Demonstre capacidade criativa para trazer soluções para a organização.
  • O jovem candidato deve ter paixão, vontade e ambição para construir uma carreira de sucesso.
  • Demonstrar responsabilidade é sem dúvida um ponto positivo.
  • A capacidade para ter iniciativa é uma das mais valorizadas em um jovem candidato e dentro do novo panorama profissional.

Cuide e desenvolva sua carreira

A leitura, a troca de conhecimento entre profissionais e a experiência podem contribuir para a tomada de decisões. Fique atendo a alguns detalhes importantes que também ajudam a conduzir sua carreira para o sucesso.

  1. Conheça os valores e missões da organização e alinhe suas atitudes para ter sucesso.
  2. Tenha objetivos definidos de curto, médio e longo prazos, isso fará toda a diferença na hora de ter que decidir se aceita uma promoção ou troca de emprego.
  3. Desperte o interesse pelos seus colegas de trabalho e busque identificação. Jovens tendem a acreditar que conseguem se adaptar a tudo, porém o desconforto, principalmente quando envolve pessoas, pode ser prejudicial em seu desempenho.
  4. Busque cursos extra curriculares, só a formação não basta é preciso manter o seu currículo atualizado.
  5. Conduza a sua vida profissional, não se conforme ou fique acomodado em qualquer organização.

Conforme o jovem vai amadurecendo, e passa a conquistar novos conhecimentos científicos, tecnológicos e, principalmente, em relação ao seu perfil, a sua carreira tende a alavancar.  O autoconhecimento é fator essencial para o sucesso profissional.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*