Carreira feminina: da universidade ao mercado de trabalho

carreira-feminina.jpgO número de mulheres preparadas pelas universidades é grande no mercado e as organizações estão de olho nessas profissionais, devido às suas habilidades. Muitas mulheres já ocupam cargos de gestoras, porém, poucas chegam até a tão sonhada carreira de CEO. Mas, a tendência é que os números melhorem e se modifiquem.

Como manter o crescimento na carreira

Na universidade, como estudante, algumas habilidades devem ser aprimoradas. Mas, na vida profissional, elas devem ser aplicadas para evitar que a carreira sofra com a falta de atitudes positivas ou gere uma interrupção no crescimento, tão sonhado.

As mulheres precisam mudar algumas condutas que são consideradas prejudiciais em suas carreiras, como por exemplo a interrupção. Quando isso não ocorre, o caminho trilhado tende a ser seguro. A mulher que interrompe seu trabalho, tende a ser prejudicada na construção da sua carreira. Por isso, um bom planejamento é fundamental.

Encare os desafios como uma oportunidade para desenvolver novos conhecimentos. Sair da zona de conforto pode ser assustador no primeiro momento, mas, quando aprendemos a amar os desafios e olhar tudo por um ângulo positivo, as oportunidades parecem sorrir a nossa porta.

Existem 5 passos que devem ser mantidos na construção de uma carreira de sucesso. O desenvolvimento deve iniciar-se durante a vida universitária, ser mantido e aplicado na vida profissional:

  1. Aprenda a desafiar e influenciar autoridades.
  2. Preparação é fundamental, assim como a improvisação.
  3. Autopromoção pode ser positivo.
  4. Aceite os desafios e as surpresas na sua carreira.
  5. Busque respeito.

Condutas positivas geram resultados satisfatórios para sua carreira

Na época da faculdade, é comum ver os professores como autoridades e, ao iniciar em qualquer organização, o chefe passa a ser esse líder. É importante se perguntar o que ele espera de você, como você está fazendo para atender as necessidades da empresa ou como se destacar na sua função.

Mas só isso não basta, para influenciar qualquer autoridade algumas dicas são válidas:

  1. É preciso ampliar a sua participação em oportunidades como brainstorm ou reuniões periódicas;
  2. Nunca cite problemas que precisam ser resolvidos, se não tiver pensado antes em soluções;
  3. Usar uma argumentação clara para persuadir e contribuir para a melhoria da organização na qual você faz parte, é um fator positivo.
  4. Ter um espírito empreendedor pode fazer a diferença na sua carreira.
  5. Confie e defenda suas ideias, não tenha medo de ter um ponto de vista diferente.
  6. Quem quer aprender a improvisar, precisa perder o medo ou a insegurança.  A improvisação vem com a prática.

Aprender a mover-se e usar todo o seu conhecimento de forma positiva é importante. Muitas universidades vem criando disciplinas voltadas para o empreendedorismo, se tiver a oportunidade de cursar e aprender mais, faça.

Use o trabalho duro e o bom desempenho para se promover, certificando-se que todos sabem o quanto seu trabalho é excelente e o seu desempenho vem crescendo.

A mulher precisa evoluir e fazer um trabalho melhor do que os colegas do sexo masculino, para conseguir ficar a frente e conquistar promoções que antes eram focadas apenas no sexo oposto.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*