Carreira: algo saiu errado? Aprenda com os erros!

carreira-aprenda-com-erros.jpgAntes de iniciar uma carreira, o jovem deve fazer uma vasta investigação sobre a futura área de atuação. A análise coerente da capacidade de exercer tal atividade e seu confronto com os conhecimentos que deve adquirir, contribuem para o sucesso da carreira. Ao realizar uma pesquisa rigorosa, as possibilidades aumentam.

Repensando a carreira: devo mudar de rumo?

Algumas pessoas demoram para se organizar e descobrir um rumo que seja prazeroso e rentável e acabam entrando no mercado com uma simples formação acadêmica e a incerteza de seguir em determinada carreira. Isso não é incomum, porém é preciso ficar atento. Se descobrir que essa não é a profissão que deseja, não mude drasticamente seus planos, revise, avalie a faça uma pesquisa rigorosa.

Repensar a carreira faz parte da jornada profissional e, seja por vontade própria ou por necessidades, todos passam por isso em um determinado momento da vida. A interrupção de um caminho leva a diferentes inovações, onde o profissional precisa se reinventar e mudar.

Manter o foco e usar o instinto para descobrir o que deseja conquistar é fundamental para evitar erros. Mas, se o erro de percurso for inevitável, aprenda com ele, aproveite as competências desenvolvidas e reutilize os conhecimentos agregados até o momento.

Estabelecendo metas

Independente de uma demissão ou de um pedido de desligamento, é importante ter em mente que a procura por uma oportunidade de emprego é algo cansativo e, sem dúvida, gasta-se muito mais tempo procurando um novo emprego hoje em dia. Alguns dos motivos devem-se à alta concorrência, às fortes exigências e à distribuição de vagas, que costumam estar espalhadas, exigindo um empenho maior dos candidatos.

Com a competição acirrada, o profissional deve desenvolver um autoconhecimento sobre seus pontos fortes e fracos, para que possa direcionar suas forças e buscar novos conhecimentos, estabelecer vínculos e adquirir novas competências que o ajudem a se fortalecer perante o mercado.

Algumas dicas auxiliam o profissional que se encontra nessa bifurcação:

  1. Faça uma pesquisa sobre a realidade do mercado em sua área de atuação.
  2. Trilhe suas principais competências e cruze com as vagas em aberto, para descobrir o que precisa melhorar.
  3. Busque atualizações e formações especializadas no mercado, como um MBA, especializações ou mestrado profissional.
  4. Defina uma estratégia, baseado nas tendências do mercado e no seu interesse. Combine áreas que você poderia atuar, amplie o horizonte.
  5. Mantenha o foco na carreira, mas, se for possível, desenvolva uma personalidade hibrida para facilitar a sua recolocação no mercado. Ter múltiplos talentos e afinidades, abrem portas.
  6. Desenvolva capacidade de adaptação. O mundo é dinâmico e imprevisível, por isso, é preciso ter essa característica.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*