Características de um líder de sucesso

caracteristicas-lider-sucesso.jpgUm bom líder sabe reconhecer o empenho dos seus funcionários e contribui para o desenvolvimento do clima organizacional. Quem atua como supervisor, gerente, diretor ou exerce qualquer outro tipo de liderança, deve ter uma uma boa comunicação com o grupo de trabalho.

Importância de um líder

O líder é visto como um profissional com maturidade, que ajuda as equipes no desenvolvimento das suas atividades, sabe administrar bem um conflito e não tem medo de mudanças. A ousadia é uma característica presente no papel desse profissional.

Ajudar a implementar novas ideias, abrir espaço para sugestões e criar um time harmonioso é papel de um gestor qualificado. O verdadeiro líder sempre encoraja o crescimento pessoal dos profissionais que compõem a sua equipe. Existem várias qualidades positivas que podem ser observadas através das condutas de bons líderes.

Para chegar à liderança, é preciso fixar características pessoais, habilidades e interesses que contribuem para condução de outros profissionais.

Alguns líderes buscam a energia do seu trabalho na conquista das metas. Tais realizações são fonte de motivação para os próximos trabalhos.

Mas existem aqueles que buscam energia através da sua equipe. O gestor que consegue alinhar ambas características garante um destaque na sua carreira.

Características de um líder de sucesso

Reduzir a tensão e a incerteza no ambiente de trabalho faz parte do papel de administrar pessoas. São muitas as características e condutas de um bom líder, veja algumas delas:

  • Um gestor não se esconde atrás da sua posição e nem faz uso dela para justificar sua conduta indelicada. A forma de conduzir o relacionamento deve ser com respeito e ética.
  • A comunicação é uma condição essencial para a prosperidade do trabalho. Afinal, quem domina a informação tem poder!
  • Um bom líder evita fofoca e especulação no ambiente de trabalho, distribuindo informações, ao mesmo tempo que contribui para o trabalho dos subordinados.
  • Um líder eficiente sabe elogiar seus funcionários e apreciar bons trabalhos. Os elogios são fontes de motivação.
  • Saber ouvir e reconhecer as contribuições e ideias dos profissionais que formam a equipe também é ponto positivo. Jamais ignore sugestões e novas ideias. Sempre dê o crédito à pessoa responsável pela nova ideia.
  • Um bom gestor não se sente ameaçado pelo entusiasmo dos empregados. Ao contrário, sente orgulho de ajudar no desenvolvimento dos mesmos. Um líder de qualidade consegue tirar o melhor das pessoas e sempre encoraja o desenvolvimento.

Quem tem interesse em ser um líder deve se preocupar em desenvolver habilidades essenciais para a liderança e garantir a realização de um trabalho incrível!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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