Atualização profissional: uma exigência do mercado

atualizacao-profissional-exigencia-mercado.jpgQuem não acompanha o mercado e deixa de buscar informações, corre o risco de ficar para trás. Com um mundo globalizado e com o fácil acesso à educação, a concorrência no mercado é cada vez maior e mais difícil, por isso, a busca por um diferencial deve ser parte do planejamento de carreira. A atualização profissional é determinante para a empregabilidade.

Importância da atualização profissional

A sociedade moderna busca por um novo perfil profissional, que seja capaz de se adaptar às mudanças, às novas informações e tecnologias que surgem a todo instante. Nesse contexto, a atualização profissional é cada vez mais necessária.

A capacitação e especialização profissional têm sido um diferencial competitivo. Algumas especializações vem sendo designadas como uma educação continuada, abrindo portas e tornando o currículo do profissional mais atraente aos olhos dos recrutadores.

A atualização profissional é a chave para o sucesso, porém, ao escolher realizar um investimento desse porte,  é necessário considerar o prazo e o retorno que ele irá trazer.

A meta deve ser o aperfeiçoamento, a atualização profissional, e não apenas o título, como alguns profissionais acreditam. Um diploma passou a ser apenas um pré-requisito, que nem sempre é suficiente para conquistar um bom emprego. Tem destaque em uma entrevista, o candidato que se apresenta apto para gerir as atividades pertinentes à vaga, desde que ele se mostre capacitado e com a experiência  adequada. Por isso, saber se comunicar é um diferencial que conta desde a hora da entrevista e se estende no dia a dia. A atualização profissional deve ser constante, pois a competição não vai deixar de existir.

Como construir uma carreira de sucesso

Não existe uma fórmula padrão para o sucesso, porém ,ter um diferencial no seu currículo e buscar atualização profissional constante é um comportamento que pode ser notado no perfil dos melhores profissionais, assim como outras condutas, incluindo:

  1. Busque escolher uma profissão que você goste e sinta prazer.
  2. Escolheu a profissão errada? Faça uma especialização ou uma pós em uma área que lhe dá prazer.
  3. Leia e acompanhe as tendências do mercado, na sua área de atuação.
  4. Equilibre a formação com a experiência, o mercado exige ambos.
  5. Aprenda sobre tecnologia e  invista em certificações, caso necessário.
  6. Faça uma pesquisa e conheça os requisitos que as empresas estão pedindo na área.
  7. Participe de palestras, simpósios e cursos de atualização profissional, eles podem ajudá-lo a ver o mercado sob uma nova perspectiva.
  8. Amplie a sua rede de contatos, principalmente quando houver a possibilidade de criar contatos e oportunidades em diferentes áreas.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*