Atendimento ao cliente: 5 atitudes fundamentais

atendimento-ao-cliente-atitudes.jpgComo definir o atendimento ao cliente e promover um treinamento adequado? Alguns cuidados no atendimento ao cliente são importantes para evitar falhas e melhorar seus índices de retenção.

O empreendedor deve acompanhar seus funcionários para saber como está caminhando o atendimento ao cliente e que tipo de atendimento a sua empresa está realizando.

Definições importantes do atendimento ao cliente

Todo profissional que lida diretamente com o público deve receber um treinamento adequado e demonstrar capacidade para satisfazer as necessidades tanto da empresa como dos consumidores.

O atendimento negativo gera um desconforto e constrangimento para o cliente, interferindo na fidelização dos mesmos. Para evitar tais problemas é importante definir papéis, começando com as responsabilidades e tarefas.

Mesmo em uma pequena empresa é importante que exista um organograma com as funções e tarefas de cada profissional presente. Ao estabelecer as relações hierárquicas e a distribuição dos cargos dentro da empresa, é possível estabelecer a função e os objetivos de cada um de forma clara.

Definindo o papel de cada profissional, é possível elaborar uma lista das necessidades e preparar um treinamento que resulte em um atendimento qualificado. Pequenas mudanças no dia a dia, como o acompanhamento das vendas, feedback e conhecimento maior sobre os produtos e serviços da empresa, podem ser suficientes para melhorar a qualidade final do atendimento ao cliente.

Treinamento para um bom atendimento ao cliente

Algumas características são necessárias para conseguir um resultado positivo no atendimento ao cliente. Prepare seus funcionários para um atendimento qualificado, através do aperfeiçoamento de algumas capacidades:

1. Comunicação: A comunicação é essencial para criar um bom atendimento ao cliente. O uso das palavras certas, a pausa para ouvir e o tom de voz podem simplesmente transformar o atendimento.

2. Postura: A postura também é outro fator essencial na qualidade final do atendimento. Ao falar com um cliente esteja sempre com uma postura viva, cabeça erguida e olhos nos olhos. Saudar e cumprimentar o cliente são atitudes importantes para iniciar uma negociação e esse pode ser um bom ponto de partida.

3. Individualidade: Alguns clientes apresentam uma timidez e um senso de individualidade muito grandes, por isso, é importante não expor o cliente em público, como por exemplo, repetindo frases e palavras que são óbvias. O papel do vendedor é passar segurança para o cliente. Profissionalismo é palavra de ordem para um bom atendimento ao cliente.

4. Empatia: Outro fator que contribui para a perda de vendas é a falta de empatia. Um bom vendedor, além de ser educado, deve desenvolver a capacidade de se moldar a diferentes atendimentos. Colocando-se no lugar dos clientes, o vendedor consegue perceber melhor suas necessidades e melhorar o resultado das vendas. Se o cliente perceber que o profissional não tem interesse em lhe atender, ele certamente vai pensar duas vezes antes de voltar ao estabelecimento.

5. Organização: Estimule o hábito de anotar recados, controlar reclamações, pedidos e o cadastro dos clientes.  Conhecer o histórico da empresa e o andamento das solicitações facilita na criação de estratégias que impactam diretamente na qualidade do atendimento ao cliente.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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