Como fazer uma apresentação para processo seletivo

apresentacao-processo-seletivo.jpgO processo seletivo para uma vaga de emprego pode ser modificado de acordo com o objetivo da organização e dos recrutadores. Dependendo do cargo, a empresa pode solicitar que o candidato faça uma apresentação. Aproveite essa oportunidade para ter destaque e mostrar a diferença do seu perfil em relação aos concorrentes!

Quando somos convidados para fazer uma apresentação e não temos esse hábito, é comum sentir um misto de ansiedade com insegurança. Para conseguir alcançar o objetivo, é importante organizar o conteúdo que será ministrado, sempre com foco no resultado final.

A apresentação amplia as possibilidades de observação por parte do entrevistador, e esse é um dos motivos que muitos processos seletivos utilizam essa ferramenta.

O que as empresas esperam da sua apresentação?

O ponto essencial é demonstrar que você pode agregar valor à organização, por isso, seja estratégico.

Antes de preparar de fato a apresentação, faça uma pesquisa abrangente sobre o tema e também sobre a organização, e tente alinhar o assunto à política e valores da empresa, além de levar em consideração alguns aspectos como o mercado, o seu papel e o tempo da apresentação.

Independentemente do tempo disponível para realizar a apresentação, o importante é conseguir aproveitar ao máximo a oportunidade para apresentar o seu perfil profissional, assim como demonstrar o domínio da postura que a empresa busca em um candidato.

10 Dicas estratégicas para uma boa apresentação

Para conseguir otimizar e preparar uma apresentação eficiente, selecionamos algumas estratégias e questionamentos que contribuem para o desenvolvimento do material:

  1. Use palavras chaves especificas na apresentação e coerentes com a sua área de atuação.
  2. Dê preferência para termos simples e de fácil entendimento. Nem sempre todos que assistem à apresentação conhecem a fundo a sua área. Caso necessário, explique melhor o termo utilizado em uma sentença.
  3. É preciso refletir além da apresentação para tentar descobrir o que realmente a empresa está buscando.
  4. Demonstre seus atributos e competências.
  5. Aproveite para ser inovador e introduzir novas ideias.
  6. Dominar novas tecnologias e conhecer métodos ou abordagens modernas podem ajudar a fazer a diferença.
  7. Procure identificar e propor soluções para falhas ou situações complicadas, caso esse seja o foco da sua apresentação.  Sugestões criativas e que atendem ou superam as expectativas quase sempre funcionam.
  8. Faça uso do entusiasmo durante a sua apresentação.
  9. Demonstre todo o seu potencial aos recrutadores e como poderá contribuir para o crescimento da organização.
  10. Divida a sua apresentação em Introdução, objetivos, pontos importantes e conclusões.

É importante dizer à empresa que você deseja fazer parte desta equipe. Algumas empresas podem pedir uma apresentação surpresa, por isso, esteja preparado para toda e qualquer situação. No final, o que importa é apenas que a apresentação seja convincente! Venda a sua ideia e terá sucesso!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*