9 Dicas para construir uma carreira de sucesso

9-dicas-carreira-sucesso.jpgConstruir uma carreira de sucesso exige dedicação, comunicação e ousadia. É preciso estar sempre disposto a caminhar rumo a novos desafios. Atingir determinados objetivos requer um bom planejamento, estratégias criativas e muita paciência. Apesar de parecer difícil conquistar seus planos, mantê-los alinhados com a realidade e intempéries que surgem ao longo da vida é muito mais complicado!

A conquista do sucesso

Independente da sua escolha profissional, algumas características e competências profissionais podem e devem ser melhoradas ao longo da sua jornada. É sabido que profissionais que mantêm uma comunicação de qualidade conseguem chegar muito mais longe em suas profissões. Saber ouvir e conversar são características fundamentais, que devem ser desenvolvidas junto com a paciência e simpatia.

No dia a dia é preciso demonstrar empatia para com os demais profissionais, seja você um simples auxiliar de escritório ou um gerente. O trabalho em grupo nunca foi tão valorizado como nos dias de hoje e, por incrível que pareça, faltam líderes competentes no mercado. Esse é o principal motivo que alavanca a busca por desenvolver competências de liderança.

A visão sistêmica é outra característica que ajuda a identificar sua realidade para alinhá-la com a realidade corporativa e também com o mercado. Estar atento aos cursos de atualização, às notícias de economia e política que envolvem o setor em que você atua, além de saber detalhes sobre o mercado profissional, contribui para uma visão abrangente.

Decisões que contribuem para sua carreira

Tomar decisões é algo comum ao longo da carreira e, embora nem sempre seja possível acertar as escolhas, algumas orientações contribuem para que o profissional possa manter-se bem sucedido. Selecionamos algumas verdades que podem influenciar no seu dia a dia:

  1. Demonstre confiança dentro da sua profissão.
  2. Não é preciso saber tudo sempre. Ao se sentir desconfortável com a falta de algum conhecimento, busque desenvolver essa habilidade.
  3. Não tente adivinhar onde sua carreira vai te levar, mas saiba aproveitar as oportunidades.
  4. Não tenha medo, aceite novos desafios.
  5. Quando tiver a oportunidade de falar, seja claro e fale em bom tom. Esqueça a timidez.
  6. Conheça a realidade do seu mercado, incluindo os números que envolvem o negócio que atua.
  7. Se tiver a chance de trabalhar ao lado de um líder que se preocupa com o seu desenvolvimento profissional, aproveite a oportunidade e aprenda a ouvir.
  8. Tenha momentos de lazer e férias durante sua carreira, isso é essencial. Os momentos de descanso também contribuem para seu crescimento.
  9. Esteja pronto para enfrentar qualquer desafio.

Não há formula mágica para o sucesso, mas ser empreendedor e se esforçar para fazer mais no trabalho e em todos os outros compromissos assumidos, certamente é uma alavanca para conquistar o sucesso. Todas as ideias e o conjunto de experiências contribuem para um resultado diferente, quando existe dedicação.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*