8 Passos para uma rotina eficiente

8-passos-rotina-eficiente.jpgComo conseguir tornar a rotina eficiente? Como aprender mais sobre a sua área de atuação e trabalhar com mais eficiência? Essas dúvidas são preocupações de gestores e profissionais que atuam em diferentes áreas.

Como ter um rotina eficiente

Uma rotina eficiente pode gerar economia para você e para a organização, pois além de executar mais tarefas e em menor tempo, o resultado do seu trabalho pode ter uma qualidade superior. Mas, como superar os obstáculos e organizar a rotina de modo a aumentar a produtividade?

  1. Organização: Antes de conseguir mudar a sua rotina, ou criar hábitos que favoreçam o desenvolvimento das suas atividades, é preciso ter um plano, um mapa de todas as suas tarefas. Conhecer bem a sua rotina é o primeiro passo para conseguir traçar um plano. Em seguida, organize a sua vida, começando pela sua mesa de trabalho, o desktop do seu computador e a ordem das tarefas.  Isso vai ajuda-lo a economizar tempo, essencial para uma rotina eficiente.
  2. Realidade: Ser otimista é importante, mas ser realista é uma necessidade. Por isso, não crie metas inatingíveis! Trace a sua rotina de acordo com o tempo que você tem disponível e o período que você leva para executar cada tarefa. Monte uma lista com todas as tarefas e coloque-as de acordo com a prioridade. Seja razoável e tenha bom senso ao escolher as mais importantes e inevitáveis primeiro.
  3. Multitarefa: Realizar várias tarefas ao mesmo tempo pode ser totalmente prejudicial para a qualidade final do seu trabalho. Embora alguns projetos exijam que você se envolva em diferentes atividades, seja cuidadoso e tente fazer cada uma individualmente, para conseguir se dedicar mais e melhor.
  4. Produtividade: Quem conhece a si mesmo sai na frente dos outros profissionais, pois consegue reconhecer qual o melhor momento para executar determinadas tarefas. Considere isso durante a sua rotina, observe qual o horário e o rendimento de todas as suas atividades e vá modificando até conseguir uma rotina otimizada.
  5. Tempo: A gestão de tempo é essencial para uma rotina eficiente. Faça uma planilha e insira todas as suas atividades e o tempo que leva em cada uma. Vá anotando até conseguir uma forma organizada e que promova melhor a produtividade.
  6. Reuniões: Reuniões costumam ocupar tempo demais, por isso cuidado com elas. Só aceite participar de reuniões quando for realmente importante. Quem está gerenciando uma equipe, deve observar qual o melhor horário e dia para marcar essas reuniões, sem prejudicar o desempenho final.
  7. Mídias sociais: Ficar online o tempo todo pode ser prejudicial ao seu desempenho. Claro que é importante participar das redes sociais, mas tenha bom senso e separe um período para participar das redes que você faz parte, sem prejudicar o seu desempenho.
  8. Informação: Existem várias maneiras de conseguir melhorar a aquisição de conhecimento, por isso, aproveite para fazer uma triagem sobre as principais notícias e informações sobre a sua área de atuação. Quem está bem informado sempre tem destaque.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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