7 Personalidades presentes no ambiente de trabalho

7-personalidades-ambiente-trabalho.jpgNão existe a possibilidade de escolher com quem vamos trabalhar, por isso, sai na frente quem está preparado para lidar e até aprender valores com aquele irritante colega de trabalho. Conheça 7 personalidades, suas principais características e esteja preparado para lidar com cada uma!

Personalidades profissionais

Conheça um pouco os tipos de profissionais com os quais você vai se deparar e esteja pronto para lidar com eles. Muitas vezes trocar de emprego não é a melhor solução, por isso esteja disposto a desenvolver competências que favoreçam o convívio social com as diferentes personalidades!

  1. Workaholic: Esse profissional geralmente é obcecado por cada detalhe e sempre acha a carga horária pequena para resolver tudo. Não importa em chegar antes ou sair tarde, mas também não gosta de ser criticado pela sua conduta. Só não se deixe ser afetado por essa conduta, afinal, tudo que é exagerado não é legal!
  2. O social: Esse profissional passa o dia voando de mesa em mesa. Nunca está em sua posição de trabalho. Fazer pausas é importante, mas cumprir sua jornada e trazer resultados é obrigação profissional. Saiba dizer não para as pausas exageradas. Seja cordial, mas recuse certos passeios.
  3. O descontente:  Sempre existe aquele profissional que está descontente com tudo e sente-se menosprezado. Não caia na conversa. Aprenda a ouvir mais e calar.  Olhe sempre para sua carreira e função, considerando o que foi acordado ao ser contratado e o que realmente é importante. Se estiver descontente, procure diretamente o gestor, não fique divulgando e contaminando os demais colegas, isso é sinal de falta de profissionalismo.
  4. O passivo agressivo: Sabe aquele profissional que só atende aos pedidos quando você está do lado dele ou concorda com tudo? Cuidado, esse profissional pode cair e levar você junto. Mantenha a cordialidade, mas não se envolva demais. Ele espera ser atendido para ajudar. Cuidado! Um não pode custar todas as futuras colaborações. Mas, dizer sim para tudo pode ser um grande perigo.
  5. Narcisista: Essa característica é terrível, principalmente quando ele ocupa o cargo de líder. Ele tende a olhar para o próprio umbigo e achar-se mais importante do que todos. Nunca bata de frente diretamente com esse profissional, pois ele não medirá esforços para te derrubar. Sirva-se da boa política e aprenda a conviver com ele. Eles não sabem ouvir  e adoram levar o crédito por tudo. Geralmente, demonstram carisma e são fantásticos líderes.
  6. Bajuladores: Esses profissionais estão dispostos a elogiar, agradar e passar por cima dos próprios valores para conseguirem o que querem.  Seja cordial com eles, mas não entre nesse ritmo. Chega a ser desgastante a relação com um bajulador, pois, na primeira vez que se recursar a fazer algo que ele deseja, ele poderá encontrar uma forma de te prejudicar.
  7. Fofoqueiro:  As conversas entre o grupo são até positivas e pesquisadores já concluíram que aumentam a produtividade e a camaradagem. Só é ruim, quando o fofoqueiro usa isso como uma ferramenta de destruição e inimizades. Por isso, cuidado, nem todos os colegas são confiáveis e o local de trabalho não é para dizer tudo. Certos desabafos é melhor guardar para a ocasião certa.

Esses são apenas algumas personalidades mais comuns que você irá encontrar. Aprenda a respeitar a todos e desenvolver a capacidade de adaptação às diferentes personalidades, sem abandonar seus princípios.

Demonstre empatia, conduza as situações de forma a não tropeçar no próprio pé. O desenvolvimento de características que favoreçam o convívio social com diferentes personalidades dentro de uma organização é positivo!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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