7 Lições estratégicas para pequenas e médias empresas

7-licoes-estrategicas-pequennas-empresas.jpgAtravés das estratégias utilizadas por grandes corporações, pequenas e médias empresas podem aprender e buscar um novo olhar diante dos mesmos problemas que vem assombrando a realidade do mercado, baseada em crises econômicas, alta concorrência e dificuldade de empreender. Destacamos 7 lições estratégicas, a partir do caso microsoft x sony, apresentado pela Harvard Business School.

O Case Microsoft x Sony

Quem consegue nutrir maior criatividade sai na frente no mercado e conquista clientes fiéis e que acompanham o crescimento e desenvolvimento das marcas. A Harvard Business School, em 2008, demonstrou um estudo de caso que discute o lançamento do vídeo game Playstation3 que revolucionou o mercado para a marca Sony, do qual selecionamos importantes lições estratégicas para quem deseja conquistar o mercado e fidelizar clientes.  A empresa, que já apresenta sucesso em diversos produtos eletrônicos, conquistou o mercado e saiu na frente de marcas poderosas na área, como o Nintendo Wii.

Em seguida, apareceu a Microsoft com um lançamento ainda maior, que foi o Xbox e arrecadou milhares de dólares com games e consoles. O mercado de vídeo game, que ficou parado durante anos, voltou a ser aquecido e milhares de novos clientes surgiram.

As duas empresas usaram estratégias criativas e inusitadas para conquistar o mercado, oferecendo vantagens exclusivas em seus produtos e características próprias.

Os produtos oferecidos pelas duas empresas chegaram ao mercado com um preço considerado padrão, ofereceram tecnologia sofisticada, e mais uma opção de entretenimento doméstico.

Uma das primeiras lições estratégicas do caso é que ambas as empresas estão de olho no que o consumidor está buscando, na qualidade que ele deseja, no diferencial e principalmente na tecnologia, que hoje é um requisito essencial para o sucesso de um produto eletrônico. Os vídeo games estão mais para um supercomputador moderno, com espaço para armazenamento e gráficos com alta resolução.

Após o lançamento, as empresas ainda fizeram ajustes como alterar o preço do produto para conseguir conquistar clientes e reduzir os preços dos jogos.

A criação de algumas estratégias só é possível ao longo da evolução corporativa.

7 Lições estratégicas: o que tirar dessa guerra de mercado?

  1. Para concorrer e ganhar espaço é preciso conhecer bem o seu consumidor, investir no seu produto e serviço e oferecer qualidade acima de qualquer outro requisito.
  2. Não ter medo de ousar e mudar a estratégia é fundamental.
  3. Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso fique atento aos detalhes que fazem a diferença no seu mercado de atuação.
  4. O erro ou o obstáculo devem servir como uma vantagem para criar a nova estratégia, aprenda com seus erros.
  5. A principal diferença entre as empresas que conseguem ter sucesso e as que perdem espaço está em oferecer uma característica que seja surpreendente em seus produtos.
  6. Não ter medo de se posicionar no mercado com uma nova característica pode ser a chave do sucesso – uma das mais importantes lições estratégicas do caso, isso foi o que a Microsoft fez com seu novo modelo de console.
  7. Agir de forma agressiva frente ao mercado pode ser um diferencial para conseguir conquistar os clientes da concorrência.

Por mais que se faça pesquisa de mercado e compreenda o consumidor, o mercado pode sempre surpreender, por isso, alterar a estratégia e ter maturidade para reconhecer que é hora de mudar, faz parte das lições estratégicas para sobreviver.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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