7 Dicas para melhorar a produtividade

7-dicas-melhorar-a-produtividade.jpgSer produtivo é um desafio no mundo atual, rodeado por tecnologia, redes sociais e entretenimentos que tiram o foco de qualquer profissional. Nem sempre aquele profissional que está longe dos olhos do gerente deixa de alcançar os resultados, muitas vezes ele pode até melhorar a produtividade.

Como mudar a rotina e melhorar a produtividade

Mas, como encontrar o padrão perfeito para melhorar a produtividade? Essa busca é individual e cada um deve realizar mudanças e adequar os hábitos diários até que encontre o ponto ideal de desenvolvimento.

Porém, em geral, algumas dicas podem ajudar o profissional que deseja organizar a sua vida para melhorar a produtividade, veja algumas delas:

  1. Mude o seu espaço, organize-o de forma que tudo fique bem fácil de ser utilizado no seu dia a dia. Quem precisa procurar o que deseja, perde muito tempo.
  2. Não se preocupe em permanecer o tempo todo debaixo do olhar do seu gestor, tenha atitudes individuais e demonstre isso através de resultados.
  3. Cuidado com o uso indiscriminado da internet, ela ajuda muito, mas também tira o foco e esse é o motivo principal que algumas empresas ainda optam por bloquear portais e redes sociais.
  4. Crie um horário para responder e-mails e gerenciar suas redes sociais, isso pode ser feito em intervalos, no início da jornada ou no final. Mas não fique pendurado demais, pois seu desempenho pode cair.
  5. Faça primeiro as tarefas mais complicadas e deixe as mais fáceis ou de menor relevância para o final do dia.
  6. Procure completar todas as metas diárias, sem deixar pendências para o dia seguinte.
  7. Após conhecer a rotina, faça um planejamento das tarefas e metas semanais e procure usar os dias mais calmos para adiantar suas metas e romper barreiras.

Gestores, deixem seus subordinados a vontade para produzir!

Muitos profissionais produzem mais, melhor e com qualidade quando estão livres para isso.

Em um estudo realizado em Havard, foi observada a conduta de trabalhadores em uma fábrica chinesa e constatou-se que quando os profissionais estavam longe do olhar dos seus gestores eles produziam muito mais rápido e até demonstravam quais eram os truques para produzir mais e com segurança.

Dar espaço aos funcionários é a melhor forma de deixar que eles se tornem criativos e descubram novos caminhos para realizar as mesmas tarefas de forma diferente.

O gestor deve sentir o clima e fazer de tudo para melhorar a produtividade. Quem consegue observar o trabalho dos profissionais sem permanecer o tempo todo ao lado, aprende a confiar em sua equipe e ganha o respeito da mesma.

A gestão é um desafio e independe da área ou segmento, por isso, esteja preparado para negociar ações que favoreçam o desempenho da equipe e faça uso de uma comunicação que seja clara!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*