5 Mudanças de hábito que reduzem o estresse

5-mudancas-habito-reduzem-estresse.jpgMuitas vezes vemos um alto executivo e achamos que ele tem a família perfeita, o dinheiro que ele deseja, um trabalho bem sucedido e nos esquecemos quanto estresse e ansiedade ele carrega consigo.

Malefícios do estresse

Noites mal dormidas, preocupações e um caminho desgastante, repleto de ansiedade e mal estar. Isso precisa ser controlado e equilibrado, pois o verdadeiro sucesso depende da harmonia.

Pessoas que criam patamares elevados demais em sua mente, para as quais nenhum tipo de sucesso é suficiente, tendem a criar caminhos difíceis, onde não é possível conseguir uma boa solução, pois os problemas vão sempre parecer perseverantes. A perfeição é um caminho muito complicado quando em excesso.

Quando o profissional tem uma imagem exagerada de si mesmo e se cobra demais, tende a encerrar as suas obrigações e sentir como se tivesse falhado, mesmo que não o tenha. Isso começa a acarretar um peso na vida profissional, que pode ser transmitido pelo corpo e levar a um desequilíbrio emocional ou até mesmo à perda do ânimo e da saúde.

Evite o estresse

O primeiro passo para mudar e conseguir conduzir o seu dia sem estresse é a conscientização de que realmente sua postura não está condizendo com uma vida equilibrada.

Sem essa noção, fica difícil estabelecer qualquer mudança benéfica para combater o estresse. É preciso estabelecer uma busca para amenizar fatores como ansiedade e cobrança excessivas, a fim de estabelecer uma rotina de trabalho alegre e prazerosa.

Algumas mudanças vão promover um relaxamento tão grande que vão beneficiar a conquista do seu sucesso. Procure acrescentar algumas delas em sua vida:

  1. Exercícios de respiração: Aos poucos, comece a realizar um exercício que controle a respiração. Uma forma simples de iniciar essa prática é realizando 3 respirações profundas ao iniciar o dia, fazendo disso um hábito e expandindo alguns minutos. Com a prática, é possível relaxar bastante e  encontrar calma e paciência. Aumente gradativamente, até chegar em torno de vinte a trinta minutos por dia
  2.  Meditação: A meditação é um passo adiante. Grandes executivos e pessoas de sucesso fazem isso, como Oprah Winfrey, Marc Benioff e o falecido Steve Jobs. Essa prática ajuda a melhorar a criatividade e a calma. Já foi comprovado que regula o emocional e auxilia a aprendizagem.
  3. Ouvir: Fale menos e escute mais! Essa frase até parece um clichê, mas é muito necessária para quem deseja melhorar o relacionamento e reduzir o estresse. Ao ouvir melhor e com calma, passamos a estabelecer uma interação mais saudável com os outros.
  4. Questionamento: Questione a si mesmo e todos os seus pensamentos. Essa técnica é muito útil e ajuda a desenvolver o autoconhecimento que é essencial para controle emocional e para as respostas do pensamento.
  5. Propósito: Viva a vida com propósitos, comprometa-se em criar uma rotina mais saudável, em realmente desfrutar dos pequenos atos, como a refeição familiar, o passeio com a família, entre outras atividades. Esteja presente de corpo, alma e coração em tudo aquilo que se comprometer a fazer.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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