5 Formas de inovação para seu negócio

5-formas-de-inovacao.jpgÉ preciso ter em mente que uma inovação pode não só alterar o mercado, mas também influenciar os hábitos de um povo, tudo depende da intensidade e da abrangência da inovação. Diferenciar as formas de inovação pode ser tarefa complicada, já que muitas vezes elas podem ter características muito próximas, aplicadas simultaneamente a mais de uma classificação

Quais as formas de inovação mais comuns?

Conseguem alcançar melhores resultados aqueles empreendedores que dominam as diferentes formas de inovação, assim como os seus impactos e a necessidade de manter condutas na rotina corporativa que sustentem essa política.

A inovação pode surgir de diferentes necessidades, seja para modificar o modelo de negócio, reduzir prejuízos, da necessidade de diferenciação em relação aos concorrentes ou para adicionar um novo conceito a um novo produto ou serviço.

Das formas de inovação mais comuns, destacamos:

1. Inovação de Produtos: Utilizada para criar ou modificar um produto existente, seja para melhorar suas funcionalidades ou aplicações.

2. Inovação de Serviços: São adaptações e modificações realizadas em serviços, com a finalidade de trazer melhorias para a empresa e criar um diferencial competitivo.

3. Inovação de Processos: É quando algum processo da empresa é modificado, pode ser através de uma nova metodologia ou da tecnologia, melhorando os resultados.

4. Inovação de Marketing:  São alterações realizadas na forma como a empresa se comunica com seus clientes, pode ocorrer através de modificações nas embalagens, acessos e estratégias de marketing.

5. Inovação Organizacional: Algumas empresas adotam mudanças organizacionais como prática corporativa, como, por exemplo, modificações no ambiente de trabalho, promovendo mais conforto e segurança para os colaboradores.

Conhecer as formas de inovação e avaliar os impactos que podem trazer para o seu negócio é fundamental para tomar decisões. Além disso, a inovação pode ser classificada como radical ou incremental, de acordo com seu grau de ruptura ou similaridade com a situação atual.

Intensidade da inovação

Inovação tem relação direta com a melhoria da participação das equipes de trabalho, o aumento de clientes, a expansão dos negócios e a lucratividade.

Para melhorar o empreendimento, é preciso criar adaptações ou algo inovador, de forma que haja um diferencial competitivo. O resultado vai depender da intensidade da inovação.

A inovação pode ser incremental, ou seja,  refletida através de pequenas mudanças em produtos ou nos processos de produção, de forma que não modifique o seu modelo de negócio ou a forma como o produto é percebido pelo cliente.

A inovação incremental tende a ser inserida gradativamente. Esse tipo de mudança pode ser bem observada no mercado de tecnologia, por exemplo, as mudanças existentes nos modelos de celulares ou notebooks.

Já a inovação radical, ocorre quando o empreendimento causa um impacto significativo no mercado e na atividade econômica da empresa, podendo mudar a estrutura ou ainda criar novos mercados.  Um exemplo de mudança radical pode ser observado no hábito de ouvir música, antes através de LP’s e fitas e atualmente em MP3 ou MP4.

Uma inovação pode já existir no mercado e, mesmo assim, representar uma mudança nas atividades da sua empresa, trazendo resultados positivos após sua implementação.

Antes de estabelecer formas de inovação, reflita sobre o seu modelo de negócio e como tais mudanças devem ser realizadas para surtir bons resultados.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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