5 Dicas para melhorar a produtividade pessoal

5-dicas-melhorar-produtividade-pessoal.jpg

Ter a impressão que o dia está passando rápido demais e que as suas tarefas estão ficando acumuladas não é um bom sinal. As empresas valorizam cada vez mais os funcionários que sabem gerenciar seu tempo e que demonstram preocupação em evoluir com a sua produtividade pessoal.

Como aperfeiçoar  a sua rotina

Hoje em dia temos várias facilidades, como internet banking, e-mails, teleconferências, enfim o que antes poderia ser uma forma de imaginar soluções práticas, hoje,se não forem bem utilizadas, podem tornar-se em vilões e roubar a nossa produtividade pessoal.

A organização de tempo é importante não só na vida corporativa, mas também em nossa rotina, pois  várias escolhas que fazemos durante o dia podem afetar a produtividade pessoal,  incluindo escolhas simples e rotineiras como ir ao banco ou acessar o banco online, encontrar alguém pessoalmente ou fazer uma reunião virtual.

É engraçado como algumas ferramentas que estamos acostumados a usar no mundo corporativo são deixadas de lado em algumas escolhas pessoais. A gestão da vida pessoal deve ser tão prática quanto a corporativa,  evitando assim que uma não esbarre na outra. Essas ferramentas são úteis quando usadas com bom senso, por exemplo, se você não pode ir até a reunião de pais dos seus filhos, aproveite para sugerir ao professor uma reunião via Skype, essa é uma forma de demonstrar interesse e ganhar tempo, sem perder tempo se deslocando para resolver algo simples. Porém esse tipo de alternativa só deve ser utilizado quando for realmente necessário.

Dicas para aumentar a produtividade pessoal

Para conseguir melhorar a sua produtividade pessoal, é aconselhável utilizar regras e modificar condutas  que afetam o seu comportamento durante a rotina, para tornar esses momentos eficientes, entre essas mudanças, inclua em sua vida algumas dessas sugestões:

  1. Faça uma lista de tarefas para ser executada semanalmente e diariamente.
  2. Revise sempre a sua lista e caso tenha alguma tarefa que não tenha significado em sua rotina,  remova ela da lista ou mude ela de lugar.
  3. Para não fugir das suas tarefas,  faça primeiro aquelas que você sente mais dificuldade ou gosta menos, assim ficará mais fácil cumprir a lista.
  4. Observe a sua rotina e analise os horários de pico da sua produtividade pessoal para conseguir  modificar os horários das atividades, de acordo com o seu desempenho.
  5. Se as metas traçadas começarem a parecer complicadas, faça metas intermediárias para facilitar. Por exemplo,  se todos os dias você precisa entrar em contato com pelo menos 10 clientes, estipule um horário para cumprir ao menos 50% da meta, com uma margem de tempo que beneficie a sua rotina.

Todo profissional que almeja crescer em sua carreira, deve se importar com quanto tempo ele está gastando com a sua rotina, pois essa é a única forma de conseguir descobrir se é possível ou não mudar e começar a executar mais rápido uma tarefa habitual.

Tentar reduzir o estresse, saber delegar tarefas, cumprir a sua agenda e  cortar projetos complexo podem ser algumas dicas para quem necessita desenvolver uma  rotina eficiente e aumentar a produtividade pessoal.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. César Mengozzi diz:

    Gosto de planejar minha semana utilizando como ferramenta o Wunderlist.

DEIXE SUA OPINIÃO

*