5 Dicas para uma rotina saudável

5-dicas-rotina-saudavel.jpgSão muitas as distrações que podem apresentar riscos e ameaças para a produtividade e aprendizagem. Para conseguir aproveitar melhor a sua rotina, melhore seus hábitos. Ter uma boa noite de sono, praticar exercícios e, principalmente, administrar as tarefas com a finalidade de melhorar a produtividade, são ações que exigem disciplina, mas conduzem a uma rotina saudável.

Por uma rotina saudável

Mas, afinal, como conseguir evitar perder tempo navegando na internet, seja respondendo e-mails ou através das redes sociais? Como progredir em suas atividades? Como ser mais produtivo e melhorar a sua concentração? Essas e outras dúvidas permeiam a cabeça de muitos profissionais. Não é fácil criar uma rotina saudável e produtiva, mas é possível. Aproveite as dicas!

  1. Vida pessoal: É preciso encontrar um tempo na sua rotina para o lazer, pois desligar-se da preocupação profissional ajuda a manter a sanidade e desenvolver um trabalho com boa qualidade. Cuide do seu tempo a ponto de encontrar um momento para sua vida pessoal e familiar. Quando renovamos a nossa energia e mantemos um ciclo de renovação, tanto física, emocional, mental e espiritual, é possível melhorar a qualidade de vida.
  2. Pausas diárias: É sabido que o cérebro do ser humano é capaz de se concentrar por até noventa minutos e depois ele precisa de pelo menos vinte minutos de descanso. Então, aceite o seu ritmo, faça pausas durante o dia para conseguir melhorar a sua produtividade e restaurar a sua capacidade de atenção. A melhora da função cognitiva e o pensamento criativo tendem a funcionar quando o ser humano consegue tirar sonecas durante o dia.
  3. Lazer: Passar um tempo relaxando a mente é fundamental e o contato com a natureza é uma forma de conseguir melhores resultados. O nível de atenção em ambientes naturais, sem tantos estímulos como as cidades grandes, acaba agindo como um restaurador da atenção na busca por uma rotina saudável.
  4. Ajustes:  Aproveite para refletir sobre os objetivos e os resultados alcançados ao longo dos dias, semanas e períodos longos. Faça ajustes sempre que precisar otimizar um processo até conseguir regular a sua rotina para alcançar os objetivos fundamentais. Reflita e estabeleça as metas diárias e semanais, os objetivos, o que é preciso ser realizado, o tempo gasto em cada atividade, as melhores técnicas, o local e a situação de trabalho e como é possível melhorar ou ajustar tais procedimentos.
  5. Controle: Toda nova ideia que surgir, ou tarefa que apareça no decorrer do dia, anote na planilha para observar futuramente e encontrar a melhor forma de elaborar. Mantenha tudo dentro de um ritmo que não transforme a sua rotina em algo desgastante. Quando criamos um ritual para nossa vida, tudo fica muito mais fácil de ser desenvolvido.

Tente manter o foco para conseguir melhores resultados e uma rotina saudável.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*