5 Dicas para procurar emprego

5-dicas-procurar-emprego.jpgProcurar emprego exige paciência e dedicação. A experiência pode ser frustrante e causar ansiedade em algumas pessoas, principalmente quando a busca se estende por muito tempo. O que muitos candidatos se perguntam é : como tornar a busca por um emprego mais fácil?

Cuidados ao procurar emprego

Aproveite cinco dicas importantes para tornar esse processo mais tranquilo:

  1. Não perca o entusiasmo, vá em frente: Quando tudo começa a dar errado e as respostas das entrevistas não são positivas, é comum que o profissional comece a se sentir magoado, amargurado e desmotivado. Sentir-se fracassado não é uma opção saudável para quem está procurando emprego. Por isso, evite manter esse tipo de sentimento. É comum que existam rejeições e respostas negativas ao procurar emprego, até mesmo para grandes candidatos.
  2. Não deixe o tempo te enlouquecer: É comum que o candidato perceba o tempo passar lentamente quando está dedicado a procurar emprego. Por outro lado, o tempo passa diferente para o empregador. Os gerentes de recursos humanos fazem malabarismos para conseguir contratar e realizar todas as demais atividades. Ao procurar emprego, o candidato aguarda ansioso uma ligação, enquanto o empregador está realizando outras etapas de diferentes processos seletivos. Por isso, seja paciente e espere a resposta. Caso demore excessivamente, faça contato com o RH para questionar se já existe alguma resposta.
  3. Cuidado com a ansiedade: Permanecer o tempo todo se perguntando se vai dar certo determinada entrevista e insistir com pensamentos que aumentam a ansiedade não é saudável. Fique tranquilo e faça o seu melhor durante os processos seletivos. Seja paciente… a qualquer momento você vai se surpreender e receber uma resposta positiva.
  4. Comportamento nas entrevistas: Evite ficar especulando ou tentando encontrar pistas sobre o que o entrevistador quer lhe dizer. É difícil compreender o que exatamente eles estão buscando. Generalizar e tentar padronizar o comportamento dos recrutadores é perigoso e aumenta a ansiedade. Ficar achando que o recrutador está dando sinais da sua contratação ou até mesmo da sua reprovação no processo antes de ter a resposta definitiva é perder tempo e aumentar a sua carga emocional.
  5. Não conte para todos: Contar a amigos e parentes sobre a sua participação em um determinado processo seletivo pode não ajudar, pois as pessoas, na ânsia de ajudar, podem ficar perguntando excessivamente ou dar conselhos que não são tão proveitosos.

A busca por um emprego pode durar meses e ir além do tempo que o profissional está acostumado, porém, saiba manter a tranquilidade e siga em frente.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. fernando pessoa diz:

    Olá, parabéns pelo artigo! Sempre excelente! Continue assim! :)

DEIXE SUA OPINIÃO

*