5 Dicas para melhorar o clima organizacional

5-dicas-melhorar-clima-organizacional.jpgA preocupação com o clima organizacional não deve vir apenas do gestor ou da organização. Todo profissional deve ter em si um valor embutido que limite suas ações e seja um condutor na sua postura, em busca de um clima favorável no dia a dia. Porém, um líder deve sim acompanhar e usar ferramentas adequadas para contribuir para a melhoria do clima organizacional.

Ações importantes para melhoria do clima organizacional

Para desenvolver um clima organizacional saudável é preciso alguns cuidados, por isso, saiba o que é essencial oferecer!

  1. Liberdade: Estabelecer procedimentos e processos otimizados ajuda no alcance de resultados, porém é preciso ter flexibilidade para tornar o ambiente livre de algumas regras excessivas.  O profissional com espaço para liberdade de pensamento e ações acaba desenvolvendo autonomia sobre seu processo de criação, melhorando sua satisfação e engajamento. O importante é que as condutas levem a resultados. Como gestor, você deve guiar e depositar confiança no funcionário, isso ajuda a criar um ambiente tranquilo e calmo. Muitas vezes é possível surpreender-se com os resultados.
  2. Reconhecimento: Todo ser humano gosta de se sentir valorizado, por isso, reconhecer o trabalho do outro deve ser uma ação aplicável no dia a dia. Elogiar os resultados alcançados e reconhecer o valor dos funcionários faz a diferença para o clima organizacional. Algumas empresas estão usando até mesmo as redes sociais para apontar o valor desses funcionários e isso tem funcionado como uma ferramenta de gestão.
  3. Ajuda: Saber pedir ajuda e delegar certas ações aos subordinados é importante para estabelecer relacionamentos saudáveis e reforçar a confiança entre os funcionários. É importante que a equipe se reconheça e saiba pedir ajuda de acordo com as características fortes de cada indivíduo. Ao pedir ajuda, você está dizendo que a pessoa é capaz de fazer e, ainda, isso demonstra confiança.
  4. Erros: Saber reconhecer os próprios erros e limitações é importante. Demonstrar senso de responsabilidade pelas ações é fundamental para inspirar seus seguidores, além de ser uma forma de dizer que a sua equipe pode confiar em você. Afinal, todo mundo comete erros, não? Foque nos erros como uma oportunidade de aprendizado.
  5. Elogios: Elogiar é uma forma de dizer ao outro o quanto seu trabalho é louvável para a companhia ou tem contribuído para a equipe. Desperta a confiança dos seus funcionários e o senso de realização. Quanto mais motivados eles estiverem, maior será o comprometimento dos profissionais.

Reconhecer o trabalho desenvolvido pelos funcionários, ter uma política motivacional, ajuda na contribuição e melhoria do desempenho. Mas, o melhor é quando esses procedimentos são institucionalizados com a finalidade de reconhecer o valor do funcionário. A criação de um programa formal que acompanhe o desempenho dos profissionais e saiba reconhecê-lo é de extrema importância para empresas que desejam ter um time forte, ajustado e comprometido com a organização.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*