10 Dicas de seleção e recrutamento

10-dicas-selecao-recrutamento.jpgÉ comum quem está na liderança ser responsável pela seleção e recrutamento de profissionais que irão trabalhar sob sua supervisão. Todo gestor deve conhecer algumas regras de seleção e definir quais as competências e comportamento seu futuro subordinado deve ter.

Seleção e recrutamento

A entrevista por competências é uma das técnicas mais utilizadas em processos de seleção e recrutamento. Quando o gestor não tem o hábito de participar desses processos, ele deve pedir ajuda ao setor de Recursos Humanos que poderá ajudá-lo a formular perguntas e analisar o perfil dos futuros profissionais.

Definir ferramentas e estratégias eficazes de seleção e recrutamento contribui para garantir uma boa contratação. Ninguém quer perder tempo contratando um profissional que não é compatível com a vaga em questão.

Veja algumas dicas importantes:

  1. Durante a entrevista, o gestor pode citar um cenário hipotético ou enumerar situações reais na organização. O importante é saber julgar as respostas dos candidatos de forma objetiva.
  2. Sempre que necessário, peça para o candidato dar exemplos de uma competência ou conhecimento que ele possui. Quando o profissional consegue alinhar o seu conhecimento em uma determinada situação, é sinal de que ele domina ou possui certas competências.
  3. Jamais um recrutador deve projetar sentimentos nas respostas dos candidatos. O importante é conseguir refletir sobre a estrutura e o perfil do mesmo, como ele é.
  4. É através da abordagem de questionamento que a entrevista caminha positivamente, desvendando quais são as experiências e competências que o candidato tem para oferecer à organização.
  5. Dentre todos os candidatos, o recrutador deve optar por aquele que reflete o perfil esperado pela organização e vaga em aberto.
  6. Justifique a contratação pelas competências, experiências e inspiração fornecidas pelo candidato. Sempre vá além da empatia!
  7. Busque conhecer o que o candidato espera da organização em termos de bem estar, justiça, ética e felicidade no emprego. É melhor contratar um profissional que está de acordo com o que a empresa oferece.
  8.  Quando a vaga é específica e exige conhecimentos técnicos, deixe claro para os candidatos que participam do processo de seleção e recrutamento que eles precisam demonstrar as competências que dominam e que estão sendo avaliados por elas.
  9. Com o tempo e experiência, é possível lapidar os processos de seleção e recrutamento e distinguir comportamentos dos candidatos. Participe sempre dos processos seletivos.
  10. Seja objetivo e busque inspiração em outros recrutadores que você conhece e que demonstrem confiança, flexibilidade e integridade.

As entrevistas podem ser cansativas e demoradas, mas o importante é que elas consigam selecionar o melhor candidato, aquele que demonstre competência para assumir determinada tarefa.

Prepare perguntas criativas e que ajudem nessa busca!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*